Clínica médica de doenças crônicas
Clínica médica de doenças crônicas
A medicina veterinária, à semelhança da medicina humana, tem avançado no conhecimento técnico-científico permitindo aumento na expectativa de vida dos animais. Por outro lado, o tempo pode cobrar um preço e, com isso, precisamos lidar com as doenças crônicas que surgem nos nossos animais, como doença renal crônica, doença valvar crônica de mitral (DVCM) e outras cardiopatias, osteoartrose, doença intestinal inflamatória, disfunção cognitiva canina.
O cuidado com pacientes que vivem com doenças crônicas pode ser bastante cansativo para as famílias, além de trazer intercorrências para os pacientes. Além disso, não é pouco frequente que este paciente apresente mais de uma doença associada.
A clínica médica de doenças crônicas tem o objetivo de alinhar o cuidado desse paciente, em conjunto com outras especialidades, permitindo um olhar integral para o paciente e família.
Cuidados paliativos
Quando cuidamos de alguém que tem uma doença grave e, na maior parte das vezes, crônica, lidamos com diversas dificuldades. Para a maior parte de nós, que queremos escolher o melhor para os seres que amamos, esse é um momento de muitas dúvidas e inseguranças.
O objetivo do cuidado paliativo é realizar o controle de sinais clínicos apresentados pelo paciente (dor, falta de ar, enjôo, troca de noite pelo dia, etc.) e auxiliar na tomada de decisões considerando a fase de doença de cada paciente, buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mesmo diante de doenças bastante graves.
Diversas especialidades atuam em conjunto nos cuidados paliativos: clínica médica, fisioterapia, acupuntura, oncologia, nefrologia, entre outras.
ACUPUNTURA
A acupuntura é uma prática terapêutica milenar que se originou na medicina tradicional chinesa e traz muitos benefícios para a saúde física e emocional.
Embora existam diversas abordagens diferentes, todas têm em comum o uso de agulhas finas inseridas em pontos estratégicos do corpo.
No Instituto Rumos utilizamos a Acupuntura Médica Ocidental, uma abordagem que surgiu na Inglaterra, na década de 1970, e que não é vinculada à Medicina Tradicional Chinesa.
Na Acupuntura Médica Ocidental, o diagnóstico é feito através da medicina veterinária ocidental e os pontos de acupuntura são escolhidos de acordo com evidências científicas que embasem as respostas fisiológicas que se espera obter e que atuem nos diferentes sinais e sintomas apresentados pelos pacientes.
Consultoria veterinária
Os cuidados paliativos contemplam uma área recente dentro da medicina veterinária. Por isso, algumas regiões ainda não possuem profissionais com especialização nessa área.
Para conseguirmos auxiliar essas famílias, profissionais e animais, criamos o serviço de teleinterconsulta, em que orientamos veterinários e veterinárias que atendam pacientes elegíveis aos cuidados paliativos, mas que não possam passar em consulta presencial conosco por atuarem fora da cidade de São Paulo.
Se você mora em outra cidade e é profissional da medicina veterinária ou responsável por um animal que precisa de cuidados paliativos que já é atendido em sua cidade, entre em contato conosco!