Por que escolher o instituto rumos?
Por que escolher o instituto rumos?
1.
Método clínico centrado em paciente-
Trabalhamos com uma adaptação do Método Clínico Centrado na Pessoa, uma abordagem da prática médica que coloca o paciente no centro do processo de cuidado e leva em consideração a singularidade e a história de vida de cada indivíduo. Assim, buscamos entender não apenas a doença em si, mas também seus impactos, além das experiências, valores e preferências de pacientes e suas famílias. A empatia e a comunicação são fundamentais nesse processo, permitindo uma relação mais colaborativa entre equipe veterinária, paciente e família. Acreditamos que o Método Clínico Centrado em Pacientes pode proporcionar um cuidado mais personalizado e compassivo na medicina veterinária
2.
Atendimento colaborativo e transdisciplinar
O atendimento colaborativo e transdisciplinar desempenha um papel fundamental na elaboração de um plano de cuidado para pacientes com doenças crônicas. A abordagem transdisciplinar visa não apenas aliviar e tratar os sinais e sintomas físicos, mas também endereçar as necessidades emocionais, sociais e existenciais das famílias envolvidas no cuidado de nossos pacientes.
Em Rumos, atendemos sempre de forma conjunta, discutimos todos os atendimentos e trabalhamos com equipes parceiras de outras especialidades. Além de melhorar a qualidade do cuidado prestado, essa colaboração também proporciona um ambiente de atuação mais compreensivo e compassivo.
3.
Ferramentas de comunicação e psicologia analítica
A comunicação compassiva, ou comunicação não violenta, baseada na empatia e na escuta ativa, promove uma relação terapêutica mais sólida, capaz de aumentar a colaboração interprofissional, melhorar a adesão ao tratamento e diminuir conflitos. Já a compreensão dos aspectos emocionais das pessoas envolvidas no cuidado de pacientes com doenças crônicas permite uma abordagem mais completa, auxiliando as famílias a lidar com o estresse, a ansiedade e o cansaço envolvidos no processo de cuidado.
Tanto o desenvolvimento de habilidades de comunicação como o estudo dos princípios da psicologia analítica fazem parte da nossa formação continuada e nos permitem realizar uma abordagem mais integrada no cuidado aos nossos pacientes.
4.
Slow Medicine e Choosing Wisely
Inspirada pelo conceito Slow, que promove uma atenção mais reflexiva e ponderada, a Slow Medicine enfatiza a importância do tempo dedicado a compreender a totalidade do paciente, evitando intervenções desnecessárias e prescrições apressadas. Por sua vez, o Choosing Wisely busca promover uma prática clínica mais consciente e informada, incentivando profissionais de saúde e famílias a questionarem a necessidade de procedimentos, exames ou tratamentos que não tragam benefícios significativos dentro de um determinado plano de cuidado. Ambos os movimentos promovem uma abordagem mais cuidadosa e personalizada na área da saúde, com foco na qualidade, em vez da quantidade de intervenções.
5.
Somos e acolhemos corporalidades dissidentes
Praticamos um modelo acolhedor de cuidado em saúde, livre de preconceitos e estigmatizações, onde as famílias se sintam confortáveis em buscar atendimento sem o receio de enfrentar qualquer tipo de discriminação.
Em Rumos, a abordagem equitativa é um pilar de sustentação em nossa atuação. Acreditamos que uma conduta não discriminatória auxilie a promoção no atendimento em saúde, independentemente de raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, crença religiosa, ou qualquer outra característica, fortalecendo a confiança entre famílias e profissionais de saúde, e contribuindo para uma prática integral de cuidado, mais ética e compassiva.